SEU PREVENTIVO DO COLO DO ÚTERO ESTÁ EM DIA?

Março é o mês das mulheres e por isso é o mês ideal para “falar” de Câncer do Colo do Útero, o TERCEIRO tumor mais frequente na população feminina, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e a QUARTA causa de morte de mulheres no Brasil. Por isso o exame ginecológico conhecido como EXAME PREVENTIVO PAPANICOLAU é um dos mais importantes para a saúde da mulher.


DETECTAR PRECOCEMENTE É A SOLUÇÃO

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

A IMPORTÂNCIA DO EXAME PREVENTIVO

O Câncer do colo do útero, é uma doença desgastante que pode levar à morte, como mostram os dados do INCA. Por isso, após iniciar a sua vida sexual, a mulher deve fazer o exame preventivo (papanicolau) 1 vez por ano, ele é a principal forma para decectar lesões precursoras que indicam a possibilidade de um dia desenvolver a doença e também fazer o diagnóstico da mesma. 

Neste mês de março o Hospital Santa Cruz disponibilizou para suas colaboradoras a coleta do preventivo atravé de uma parceria com Atenção Básica do Município, que já tem cerca de 6 anos.

A assistente social do HSCC, Cristine Ribeiro Isphair Maziero, ressaltou que a ação acontece todos os anos no ambiente hospitalar, para lembrar a importância do cuidado da saúde da mulher: “Nosso objetivo é facilitar esses cuidados para as nossas colaboradoras, tendo em vista que somos profissionais que atuam diariamente atendendo e orientando a população  sobre esses cuidados, então devemos servir de exemplo”.

Para Janine Watzko, enfermeira da Policlínica que realiza a coleta do exame juntamente com sua equipe, esta ação vem dando certo a muitos anos e é benéfica para todos os lados. “A Atenção Básica do Município realiza este trabalho em prol das colaboradoras do Hospital Santa Cruz, porque geralmente elas estão trabalhando nos horários de funcionamento da Unidade de Saúde, assim facilita para elas e para nós também, porque eleva nosso índice de exames. É uma ação completa, que não visa somente coletar, mas prestar toda a assistência que a mulher precisa. A nossa equipe de enfermagem faz a coleta e posteriormente envia todos os resultados à Assistente Social do Hospital,  que repassa e conversa com as colaboradoras, caso necessite de algum tratamento, a consulta já é agendada”.

Assistente Social do HSCC, Cristine Ribeiro Isphair Maziero

Enfermeira Janine Watzko e Técnica de Enfermagem Sirlei Pasqualli Schafaschek da Policlinica Municipal juntamente com colaboradoras do HSCC
 


 

Aproximadamente 30 colaboradoras do Hospital, foram atendidas nesta ação, porém as que não conseguiram coletar seu preventivo, podem procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima da sua residência para realizar o exame. 

Isso é válido para todas as mulheres!

Manter em dia seu exame preventivo de colo de útero é uma questão de amor próprio. A orientação é que o exame seja feito 1X por ano, porém se a mulher sentir qualquer alteração ou sintoma, pode procurar as unidades de saúde para realizar o exame mesmo fora do prazo.

CRITÉRIOS PARA REALIZAR O EXAME PREVENTIVO:

  • Não estar menstruada;
  • Não ter relação sexual dois dias antes do exame, mesmo usando preservativo;
  • Não usar nenhum medicamento vaginal cinco dias antes do exame;
  • Não fazer ducha interna no dia do exame.

O exame preventivo é a única forma de identificar o câncer de colo de útero ainda em sua fase inicial, o que possibilita o seu tratamento com sucesso.

 

Hospital Santa Cruz de Canoinhas © Todos os direitos reservados 2024
Webmail
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web